MEC QUER 200 ESCOLAS CÍVICO-MILITARES ATÉ 2023

Pelo menos 200 instituições de ensino de todo o país deverão ter implementado o projeto de escolas cívico-militares do governo federal. Inicialmente, a fase aceita apenas duas escolas por estado, para que sejam feitos os testes de implementação. Para a escolha das unidades, o Ministério da Educação vai levar em conta, além de outros pontos, a possibilidade de mobilização dos agentes das Forças Armadas que vão atuar nas escolas, em cada cidade.
Outra opção é a atuação de integrantes da Polícia Militar (PM) e dos bombeiros.
As escolas devem ser públicas e ofertar os anos finais do Ensino Fundamental. Cada unidade de ensino precisar ter, ainda, entre 500 e mil alunos. Também serão priorizadas aquelas com estudantes em situação de vulnerabilidade social.
O Programa Nacional de das Escolas Cívico-Militares vai destinar R$ 1 milhão, por ano, para as unidades que aderirem.
O projeto vai ser em parceria com as Forças Armadas, já que militares devem fazer as atividades de disciplina e organização e serão contratados para as escolas, por um processo seletivo.
Além disso, devem passar por treinamento, junto com os profissionais que já trabalham nas escolas.