IFRJ ABRE MAIS DE 2.500 VAGAS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) está abrindo as inscrições para os processos seletivos de vagas em cursos técnicos. São 1.644 vagas para as turmas oferecidas de maneira integrada ao ensino médio; 776 vagas para os cursos ofertados de forma concomitante e subsequente ao ensino médio; e 110 vagas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oportunidades são para diferentes cursos e campi.
Nos cursos integrados, o estudante fará o curso técnico e o ensino médio ao mesmo tempo. Para os cursos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), soma-se como pré-requisito que os candidatos tenham para a matrícula a idade mínima de 18 anos completos. Já o curso técnico de nível médio concomitante ou subsequente é oferecido a quem tenha concluído ou esteja cursando no mínimo o segundo ou o terceiro ano do ensino médio, de acordo com as necessidades de cada curso.
As inscrições para os cursos integrados ao ensino médio têm uma taxa de R$ 50. O processo seletivo consiste em uma prova online de múltipla escolha, que contém 30 questões e quatro opções de resposta, sendo apenas uma única certa. A prova online é composta de duas disciplinas, com 15 questões de Língua Portuguesa e 15 questões de Matemática. Cada questão de múltipla escolha tem o valor de quatro pontos, totalizando 120 pontos.
Já as inscrições para os cursos da modalidade concomitante e subsequente ao ensino médio e para os cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciarão no dia 3 de abril apenas. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e a seleção se dará mediante sorteio público, em ambos os casos.