UFSB TEM NOVO CAMPUS

O ministro da Educação, Victor Godoy, inaugurou o Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Itabuna. O valor do investimento foi de aproximadamente R$ 61 milhões.
O novo campus, que está localizado entre as cidades baianas de Itabuna e Ilhéus, atenderá cerca de 5 mil estudantes da região. Segundo o ministro Victor Godoy, a universidade tem potencial para receber 8 mil estudantes ainda este ano.
“Essa é uma obra que traz para a região esperança, um local que irá reunir toda a estrutura para estudantes, docentes e a rede acadêmica. Foi uma estrutura muito bem pensada, com a utilização de técnicas sustentáveis, com energia renovável, tratamento de esgoto, separação de água, mas principalmente com a capacidade de ampliação de cursos, de estudantes”, afirmou o ministro.
Com uma área que abrange seis hectares, a nova unidade foi construída com diferentes tecnologias que promovem redução de gastos e reaproveitamento de recursos. Foram utilizadas técnicas de aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, bem como a proteção das fachadas e cobertura da incidência solar de modo a reduzir a carga térmica da edificação.
Outras técnicas empregadas são o pavimento permeável, a segregação das águas residuárias, o tratamento de esgoto biológico, o aproveitamento de águas cinzas (qualquer água residual não industrial originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho), amarelas (originadas do uso de vaso sanitário e mictórios) e de água da chuva.
Os edifícios também estão dotados de painéis fotovoltaicos instalados nos terraços para geração de energia elétrica e de paisagismo com plantas da Mata Atlântica do sul da Bahia.


 Voltar
Boleteen - Colégio 24 Horas