EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REGISTRA CRESCIMENTO DE 12%

A educação profissional teve o maior crescimento da educação básica em 2023 de acordo com o Censo Escolar. Entre 2022 e 2023 ou aumento foi de 12%, passando de 2,1 milhões para 2,4 milhões de alunos. Os dados são do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de Qualificação Profissional foram os que mais cresceram, registrando aumento de 71,9% no último ano.
Sair do ensino médio já com uma profissão, pagar menos do que em uma graduação e concluir a graduação mais rapidamente são algumas das vantagens para quem escolhe esse tipo de modalidade. Outro aspecto importante é a demanda por profissionais técnicos qualificados em muitas indústrias, o que valoriza os profissionais no mercado.
O professor Guaracy Silva, Diretor de Novos Negócios da UniCesumar, explica que apesar da evolução, o crescimento do ensino profissional ainda está abaixo do esperado e fala sobre os principais desafios para a expansão do ensino técnico e as possibilidades que esse mercado oferece.
Fonte: CBN Maringá