EDUCAÇÃO DIGITAL TORNA-SE OBRIGATÓRIA E EXIGE NOVO OLHAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

O ano de 2025 marcou um avanço normativo significativo na educação brasileira ao tornar obrigatória a inclusão da educação digital e midiática nos currículos escolares. As Diretrizes Operacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE) de 21 de março estabeleceram o prazo de 2026 para o início da implementação, detalhando também, em conformidade com a Lei 15.100 de janeiro de 2025, a restrição nacional ao uso pessoal de celulares por estudantes nas escolas. Para auxiliar na implementação curricular, o Ministério da Educação publicou em maio o guia "Educação digital e midiática: como elaborar e implementar o currículo nas escolas", que oferece orientações para que as redes de ensino, municipais ou estaduais, integrem o tema, seja de forma transversal ou como disciplina específica. O avanço na curricularização da educação digital e midiática reforça a necessidade de iniciativas de formação de professores que, via de regra, têm um contato insuficiente com as questões das mídias e tecnologias digitais em sua formação inicial. Essa carência formativa faz com que o docente busque, de forma individual, informações e conhecimentos sobre o tema, conforme demonstra a última pesquisa TIC Educação: cerca de 92% dos professores entrevistados dizem acessar fontes de referência sobre tecnologias digitais sozinhos, um dado que demonstra o isolamento na construção de seus saberes sobre o tema. Ainda que 54% dos professores entrevistados pela pesquisa apontem já terem cursado alguma formação sobre tecnologias digitais na educação no último ano, a maior parte das ofertas ainda reforça um domínio instrumental desses recursos na educação. É necessário a prática pedagógica que ensine sobre as mídias digitais e suas complexidades, proporcionando seu uso com mais criticidade, responsabilidade e segurança. Tendo em vista a carência de referências sobre iniciativas formativas nesse âmbito, a obra "Formação docente em educação midiática: desafios, oportunidades e conquistas", organizada por mim e Mariana Ochs e publicada pelo Instituto Palavra Aberta, reúne uma coletânea de artigos que discutem os resultados de experiências concretas de programas de formação de professores, bem como a análise de contextos acerca da implementação de ofertas de capacitação nesse âmbito. O objetivo da obra é subsidiar a implementação de novas ofertas de cursos de educação digital e midiática para docentes, por meio de reflexões sobre a integração curricular do tema na educação básica e do relato de iniciativas concretas e bem-sucedidas. Programas como o EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta; o LabCrie, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; e o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo são algumas das experiências detalhadas e analisadas na publicação. O livro, em formato digital, está disponível para acesso e download gratuito no site do EducaMídia. (Fonte: Folha de São Paulo)

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