|
MEC promove concurso sobre economia verde
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), anuncia o lançamento do concurso ?Educação Profissional para a Economia Verde?. A iniciativa vai reconhecer as melhores práticas educacionais que integrem inovação, qualificação profissional e sustentabilidade. As propostas podem ser inscritas entre 14 de agosto e 1º de setembro, com premiação em outubro. O processo seletivo será composto por três etapas: habilitação, classificação e entrevista on-line com os seis melhores projetos.
Voltado para instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, das redes estaduais públicas e privadas de EPT e dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S), o concurso premiará projetos desenvolvidos em parceria com empresas públicas ou privadas e alinhados aos princípios da economia verde, tais como economia circular, energias renováveis e bioeconomia.
O concurso integra os projetos Assistec Inova e Profissionais do Futuro II: Competências para a Economia Verde, coordenados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), e é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo.
Na última edição, o grande vencedor foi o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) ? campus Janaúba, com um projeto de formação inicial e continuada voltado para mulheres na área de energias renováveis, em parceria com a empresa Atlas Renewable Energy.
Os três primeiros colocados serão conhecidos durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorrerá de 7 a 9 de outubro, em Brasília (DF). A premiação será: 1º lugar ? viagem técnica internacional para evento na América Latina (1º semestre de 2026) sobre o tema da sustentabilidade ou economia verde; 2º e 3º lugares ? viagens nacionais para curso ou evento técnico sobre sustentabilidade ou economia verde. Os finalistas farão uma apresentação durante a cerimônia de premiação.
(Fonte: Assessoria de Comunicação social do MEC)
| |