ENEM: SAIBA POR QUE, MESMO COM GABARITO, NÃO É POSSÍVEL SABER A NOTA

Com a divulgação do gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é preciso ter em mente que o número de questões acertadas não equivale ao resultado final do processo seletivo, que será liberado apenas em 16 de janeiro.
Isso porque o exame é corrigido pela Teoria da Resposta ao Item, que avalia o candidato a partir do desempenho dos outros participantes. O sistema, assim, consegue identificar quem errou as questões mais fáceis e acertou as mais difíceis aleatoriamente, no chute. Logo, dois estudantes que acertaram o mesmo número de respostas não terão a mesma nota.
Com esse modelo, a natureza específica de cada questão é considerada no cálculo, para que se possa diferenciar alunos com a mesma quantidade de acertos. Segundo o Inep, certas questões são acertadas consistentemente apenas por participantes com elevada habilidade, enquanto outras são frequentemente acertadas pela maioria.
A correção das provas objetivas é feita por meio da tecnologia de reconhecimento do cartão-resposta. Serão corrigidas somente as respostas efetivamente marcadas no cartão, sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta preta. Isso é importante para possibilitar a leitura óptica do cartão-resposta.
Em relação à redação, os arquivos digitalizados são repassados às equipes responsáveis pela correção dos textos. Serão corrigidas somente aquelas transcritas para a Folha de Redação com caneta esferográfica preta.
A nota da redação é atribuída em uma escala que varia entre 0 e 1.000 pontos. Cada redação é corrigida por dois avaliadores, que atribuem nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final é a média aritmética das notas totais atribuídas.
Em caso de discrepância, ou seja, quando as notas diferem em mais de 100 pontos ou se a diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação é avaliada de forma independente por um terceiro avaliador, Nesse caso, a nota final é a média das notas que mais se aproximarem.
Fonte: portal de notícias R7 e Agência Brasil