PESQUISA REVELA QUANTO CUSTA FAZER FACULDADE NO BRASIL

No ensino superior privado, a mensalidade cobrada pelas instituições de ensino varia significativamente dependendo do regime das aulas: cursos presenciais custam mais do que o triplo dos aplicados à distância (R$ 1.132 x R$ 348).
É o que mostra um estudo do Instituto Semesp, a partir de dados de 236 centros acadêmicos, faculdades e universidades das cinco regiões brasileiras, entre fevereiro e março de 2024.
Os últimos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vêm mostrando um crescimento avassalador da EAD, principalmente em cursos de licenciatura: o número de professores que se formaram à distância no ensino privado mais do que dobrou em uma década: saltou de 28,2% (2002) para 60,2% (2022). No mesmo período, houve uma queda na qualidade dessas graduações, acendendo um alerta no Ministério da Educação (MEC).
As mensalidades mais baixas são justamente um dos grandes chamarizes da EAD. Em uma provável tentativa de recuperar parte do mercado, as instituições reduziram os preços dos cursos presenciais entre 2023 e 2024, mostra o Semesp: considerando a inflação, houve uma queda de 16,7% nos valores cobrados, em oposição a uma redução menor (de 4,5%) nas tarifas de graduações à distância.
Com isso, o número de alunos aumentou em ambas as modalidades: 4,7% nos cursos presenciais e 5,1% nos remotos.


 Voltar
Boleteen - Colégio 24 Horas