POLÍTICA E DIREITOS PODEM FAZER PARTE DO CURRÍCULO ESCOLAR

A Comissão de Defesa da Democracia aprovou o projeto que inclui "educação política e direitos da cidadania" como componente curricular obrigatório da educação básica. A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, foi relatada pela senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, para quem a medida vai dar às crianças e aos adolescentes os meios necessários para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, com uma participação política mais consciente.
Ela ponderou, no entanto, que essa ideia só vai sair do papel se os professores também receberem uma formação própria para abordarem o tema em sala de aula e se houver material didático adequado a cada nível de formação.
A senadora lembrou ainda que a Comissão de Educação, para onde o projeto será enviado, definirá outras questões referentes à matéria.
Teresa Leitão acredita ainda que o projeto vai estimular o pluralismo de ideias na educação básica. Se for aprovada sem alteração pela Comissão de Educação, a proposta poderá seguir diretamente para sanção presidencial.


 Voltar
Boleteen - Colégio 24 Horas