GOVERNO AMPLIA UNIDADES DE INSTITUTOS FEDERAIS

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) localizados nos estados de Mato Grosso e Maranhão tiveram o funcionamento de três novos campi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 360/2024, publicada no Diário Oficial da União. Os três espaços eram centro de referência e, agora, integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que passa a contar com 685 unidades, distribuídas no Brasil inteiro.
No Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Campus Campo Verde atende a 600 estudantes, no curso técnico integrado em Informática e nos cursos superiores de Agronomia e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com a nova unidade, o IFMT passou a contar com 20 campi. Se somarão a estes mais três, previstos no plano de expansão anunciado pelo Presidente Lula, em março. Com investimento de R$ 75 milhões, serão construídos campi nos municípios de Água Boa, Colniza e Canarana.
Já no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), os dois campi autorizados (em portaria assinada pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana) estão localizados nos municípios de Vitorino Freire e Mirinzal.
Em Mirinzal, estudam 120 alunos, no Programa Escola da Terra (qualificação profissional) e na especialização a distância em Educação Ambiental e Sustentabilidade. O Campus Vitorino Freire ainda está em construção, com previsão de conclusão das obras para agosto deste ano. Estão sendo investidos R$ 9,5 milhões na obra. O IFMA possui 29 campi e mais de 15 mil matrículas. Com o plano de expansão, até 2026 serão mais quatro novas unidades, nos municípios de Chapadinha, Colinas, Balsas e Amarante do Maranhão. O investimento do governo federal nas novas unidades no IFMA será de R$ 100 milhões.???
Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o governo federal está investindo R$ 2,5 bilhões para a construção de 100 novos campi de Institutos Federais pelo Brasil.?A iniciativa?vai?gerar?140 mil novas vagas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio.?O MEC, além de promover a expansão, está investindo mais R$ 1,4 bilhão na consolidação dos IFs já existentes, em obras para refeitório, ginásio, biblioteca, laboratórios, aquisição de equipamentos. Desse montante, mais de R$ 400 milhões já foram liberados desde o ano passado para a Rede Federal.
Em 29 de dezembro de 2008, o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a?Lei nº 11.892, criando 38 IFs.?Até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas. Nos Governos Lula e Dilma,?houve a maior expansão da?história da Rede Federal, que é formada pelos Institutos Federais; pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets); pelas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; pelo Colégio Pedro II; e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foram criados 422?campi?entre?os anos de?2005?e?2016, sendo 214 entre 2005?e?2010,?além de 208 entre 2011?e?2016. Nesse período, também foram entregues ou incorporadas à Rede outras 92 unidades. Com os três novos campi autorizados via portaria, a Rede Federal passa a contar com 685 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas.