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Pesquisa por: Hist�ria
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A gravura abaixo demonstra um painel sobre o fim da URSS:

Montagem feita por J. Bahiense.

Analisando-se aquele momento histórico, pode-se perceber:

I - Um pesado investimento que era feito no setor da industria bélica e que esgotou os recursos disponíveis na então URSS, limitando o setor social e gerando insatisfações crescentes na população.
II - Um clima de desarmamento entre as superpotências, muito embora os EUA tenham vetado a posição soviética de destruir todos os mísseis nucleares que eram mantidos pelas grandes potências rivais.
III - Um projeto de reestruturação econômica da URSS para fazer face ao crescente processo de influência do mundo islâmico após a Revolução Fundamentalista de 1979.
IV - Um sistema de transparência política com o fim do Partido Único e com a imediata dissolução do Bloco político que a URSS mantinha graças ao processo de independência de suas Repúblicas.

Estão corretas as afirmativas:


I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.


No período que antecede a Primeira Grande Guerra, o nacionalismo transformou-se na principal arma política da burguesia. Em alguns casos, também as velhas aristocracias dele tiraram proveito. Partindo desta realidade, leia as afirmativas abaixo e reconheça as que estão corretas:

I - No plano interno, em todos os países que o utilizaram, o nacionalismo não conseguiu resultados práticos, porque se mostrou ineficaz para deter o avanço das classes populares.
II - Nos casos das potências industrializadas, o nacionalismo funcionou como um instrumento do protecionismo ao mercado interno e base para a expansão externa.
III - A Áustria e a Rússia usaram o nacionalismo associado às idéias de expansão territorial, apontando a unidade dos povos germânico e eslavo, respectivamente.
IV - No caso do imperialismo, o nacionalismo foi acompanhado de conceitos como a superioridade cultural e étnica dos brancos, caracterizando a visão europocêntrica.

Estão corretas as afirmativas:


I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.


Observe a gravura a seguir:

Cartaz de Propaganda da Revolução Chinesa em 1966.
Fonte: Grande História Universal - Abril Cultural, 1989.

O processo ao qual a gravura faz menção costuma ser denominado:


Glasnost.
Revolução Cultural.
A Grande Marcha.
A NEP.
O Movimento Estudantil.


Em 1968 ocorreu um dos maiores fenômenos de contestação política no Brasil – a Passeata dos Cem Mil. Veja:

Historia do Brasil – Olavo Lionel Ferreira, Ed. Ática.

O processo que aparece na foto não está dissociado da realidade daquele momento especial do processo histórico dentro e fora do Brasil. Assinale a alternativa que contenha um outro elemento desta realidade.












Charles Ribeyrolles, ao viajar pelo Vale do Paraíba em 1859, deixou o seguinte depoimento:

"A fazenda brasileira, viveiro de escravos, é uma instituição fatal. Sua oficina não pode se renovar e a ciência, mãe de todas as forças, fugirá dela enquanto campearem a ignorância e a servidão. O dilema consiste, pois, no seguinte: transformar ou morrer."

(Charles Ribeyrolles, Brasil Pitoresco.)

Baseando-se no texto e usando seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a opção que apresenta o melhor comentário sobre depoimento.


O autor demonstra que a escravidão não é o único problema da região porque a falta de tecnologia e de capitais não permitia a sua “renovação”.

A escravidão estava lado a lado com a falta de máquinas e equipamentos entre os problemas apontados para o atraso da região.

“Transformar”, expressão que aparece no texto, consistia em deslocar as áreas produtoras para as terras férteis do Oeste Paulista.

A expressão “morrer” representa o esgotamento da capacidade produtiva do Vale do Paraíba, sobretudo pela falência dos solos.

O problema básico apontado pelo autor está relacionado ao escravismo e à inadequação desse sistema ao momento da economia mundial.


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