Globo Online

Centro de estudos









03 de maio de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: Hist�ria
Questões encontradas:

• Páginas:
 1  2 3 4  5  6  7 

Leia um trecho do Manifesto Comunista de 1848, de Marx e Engels:

"A sociedade moderna burguesa, surgida das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Apenas estabeleceu novas classes, novas condições de opressão e novas formas de lutas em lugar das velhas. No entanto, a nossa época, a época da burguesia, possui uma característica: simplificou os antagonismos de classes. A sociedade global divide-se cada vez mais em dois campos hostis, em duas grandes classes que se defrontam - a burguesia e o proletariado."

(Karl Marx e Friedrich Engels. "o Manifesto Comunista". Tradução.
Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 93)

O socialismo científico de Marx e Engels teve grande repercussão na prática revolucionária da classe operária nos séculos XIX e XX. No texto, os autores enfatizam um dos princípios fundamentais desse socialismo, conhecido por teoria da luta de classes. Ainda neste período novas doutrinas sociais irão surgir, quer à esquerda, quer à direita no espectro ideológico, tais como o Anarquismo, o Catolicismo Social, o Sindicalismo, etc... Identifique nas alternativas abaixo a única que NÃO está enunciada de forma correta:


O Socialismo Científico ou Marxismo foi decisivo nas Revoluções do final do século XIX e que acabaram sendo bem-sucedidas na montagem de Estados Socialistas.

O Sindicalismo representou uma postura reformista no movimento operário, abrindo possibilidades de novas conquistas sociais e trabalhistas ao proletariado europeu.

A Doutrina Social da Igreja, introduzida pela Encíclica Rerum Novarum representou uma tentativa de conter os excessos do capitalismo e promover uma forma de justiça social.

O Anarquismo representou uma proposta de ação revolucionária direta que pretendia alcançar uma sociedade coletivista e mais justa sem atravessar o estágio socialista apresentado pelos marxistas.

O surgimento de inúmeras doutrinas de caráter social acabou por fracionar enormemente a classe trabalhadora e dificultar uma ação revolucionária mais imediata ou direta.


Passagem de um artigo de Lorde Rothermere, publicado no jornal inglês Daily Mail em 24 de setembro de 1930:

"Se examinarmos mais de perto a questão da transmissão do poder político aos nacional-socialistas, veremos que ela oferece vantagens múltiplas; e, em especial, cria uma sólida barreira contra o bolchevismo. Seria altamente útil para a existência da civilização ocidental que o poder passasse, na Alemanha, a um governo inspirado pelos mesmos sãos princípios que permitiram a Mussolini regenerar a Itália em oito anos".

Documents d'histoire vivante de I'antiquité à naus jaurs. 7 vaIs.
Paris: Editians Saciales, 1962, vaI. 7, ficha 15.

De acordo com o texto acima, a questão da ascensão do nazismo ao poder está articulada a um dos fatores a seguir. Assinale-o:


O estado crítico das instituições capitalistas liberais na Europa.
A Grande Depressão do mundo capitalista após 1929.
A derrota das forças liberais na Primeira Grande Guerra.
A falta de lideranças no mundo liberal para conter a crise do pós-guerra.
O avanço da Revolução Russa e do modelo socialista no leste europeu.


Veja a foto a seguir:

Historia dos EUA – Mac Ferrerson & Dennison – Foresman Edition N. Jersey.

A situação política interna nos EUA no final da década de 1960 demonstrava outros aspectos além da Marcha pelos Direitos Civis que aparece acima. Indique a opção que contenha estes aspectos:


Os protestos contra a repressão sexual da mulher / a luta pelos diretos das minorias católicas / a falta de uma política internacional de oposição à URSS.

A luta de Pastor Martin Luther King em favor das minorias / os protestos contra a Guerra da Coréia / a luta pela liberdade de expressão dos jornais de oposição ao Governo de Lindon Johnson.

A luta contra a discriminação racial com três vertentes, sendo apenas uma de caráter pacifista / o movimento pacifista contra a Guerra no Sudeste Asiático / o movimento estudantil na Califórnia.

A marcha pelos direitos do Cidadão / a falta de uma política educacional de inclusão social / o movimento hippie de caráter revolucionário e tendência de esquerda maoísta.

A rebeldia da juventude em favor da liberalização das drogas / os protestos contra a Guerra do Vietnã / a concentração de riquezas nos estados nortistas, acelerando a miséria do sul.


A gravura a seguir demonstra dois diferentes momentos da cidade do Rio de Janeiro.

Coleção Nosso Século. Abril Cultural.

A comparação inevitável demonstra dois lados de um mesmo problema e que podem ser encontrados em uma das opções a seguir. Assinale-a:


A marcha das atividades econômicas ligadas ao progresso e o descaso do poder público pelos monumentos históricos da cidade.

O crescimento urbano natural do desenvolvimento capitalista e a especulação imobiliária dele decorrente.

O desdobramento de atividades econômicas industriais e o nascimento de uma mentalidade predatória do patrimônio cultural.

O nascimento de grandes metrópoles urbanas em centros provincianos do passado e a irracionalidade na ocupação de novos espaços.

A passagem de Império para República e a ausência de mudanças econômicas imediatas, adiadas para décadas posteriores.


Leia os textos abaixo:

Texto l
"Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais."

(SHAKESPEARE, William. Hamlet).

Texto II
"..restringindo-me aos casos particulares, digo que se vê hoje o sucesso de um príncipe e amanhã a sua ruína, sem ter havido mudança na sua natureza, nem em algumas de suas qualidades. Creio que a razão disso (...) é que, quando um príncipe se apóia totalmente na fortuna, arruína-se segundo as variações daquela. Também julgo feliz aquele que combina o seu modo de proceder com as particularidades dos tempos, e infeliz o que faz discordar dos tempos a sua maneira de proceder."

(O Príncipe, trad. de Lívio Xavier. SP: Abril Cultural, 1973, p. 110.)

Os dois textos que apareceram acima apresentam em comum:


O fato de apresentarem uma lógica baseada apenas nas concepções mercantilistas acerca do poder e da riqueza.

Uma análise tipicamente humanista centrada na razão e na lógica do mundo burguês em expansão.

Um pensamento teórico amplamente favorável ao absolutismo monárquico e à acumulação primitiva de capital.

Uma farsa em favor da concentração de poderes e de riquezas nas mãos da aristocracia dominante na Europa moderna.

Um processo de explicação teocêntrica sobre a realidade anárquica da Europa, de forma a justificar a monarquia absolutista.


Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.