Globo Online

Centro de estudos









03 de maio de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: Hist�ria
Questões encontradas:

• Páginas:
 1  2  3  4  5 6 7 

A comercialização da fé, através da venda de indulgências, foi um dos motivos que impulsionou a crise da Igreja Católica no século XVI. Esta crise gerou o surgimento de novas igrejas denominadas protestantes. Sobre o assunto, assinale as afirmativas corretas:

I. A Igreja Luterana rompeu com a comercialização da fé e com os princípios feudais, fortalecendo os ideais capitalistas dentro da região germânica.

II. A Igreja Calvinista defendia a salvação pela fé e pela predestinação. Suas doutrinas foram apoiadas por segmentos burgueses, desejosos de uma nova ética religiosa que não condenasse suas atividades comerciais.

III. A Igreja Anglicana fortaleceu o poder monárquico de Henrique VIII na Inglaterra. Isto fica evidente com o confisco dos bens católicos e com o Ato de Supremacia (1534), que colocou a Igreja sob o controle real.

IV. A Contra - Reforma, decidida pelo Concílio de Trento, mudou a estrutura religiosa, rompendo com o poder papal e alterando os dogmas católicos.


As afirmativas I e II estão corretas.

As afirmativas I e III estão corretas.

As afirmativas I, II e III estão corretas.

As afirmativas II e III estão corretas.

As afirmativas II e IV estão corretas


"Se quisermos resumir rapidamente a Revolução Francesa, podemos dizer que ela foi uma revolução burguesa que visava implantar o capitalismo. Queria fazer na França do século XVIII, o que os ingleses fizeram no século XVII."
(História em Revista, volume 4, página 3.)

Em 1799, Napoleão Bonaparte chegou ao poder através do Golpe do 18 Brumário. Após dois séculos, a Revolução Francesa continua sendo um tema obrigatório para conhecermos a afirmação dos ideais liberais. Faça uma revisão deste tema, assinalando as afirmativas corretas:

I. A França era um país falido antes da revolução, a dívida externa chegava a 5 bilhões de libras, enquanto o meio circulante não passava da metade. 60% da receita eram destinados à amortização dos empréstimos contraídos pela Coroa, 12% para o pagamento de pensões aos nobres e para sustentar uma Corte parasita e somente 28% cobriam todos os gastos da Nação.

II. A Era das Instituições corresponde a primeira etapa da revolução, marcada pela transformação das idéias iluministas em realidade, ao encerrar o absolutismo, ao garantir a igualdade entre os homens perante a lei e instituir a liberdade religiosa.

III. A Era das Antecipações, corresponde a etapa mais radical da revolução. Ao mesmo tempo, é o momento em que a população mais sente-se representada pelo governo Jacobino. A pequena burguesia assume o controle revolucionário, encerrando o período monárquico com a decapitação do rei e a Proclamação da República.

IV. A Era das Consolidações representa a tentativa da alta burguesia de consolidar a revolução sem o igualitarismo dos Jacobinos, excluindo os mais pobres das decisões políticas e priorizando a implantação do capitalismo sob a liderança de Napoleão Bonaparte.


As afirmativas II, III e IV estão corretas.

As afirmativas I, II, e III estão corretas.

As afirmativas I, III e IV estão corretas.

As afirmativas I, II e IV estão corretas.

As afirmativas I, II ,III e IV estão corretas.


A economia colonial do Brasil foi fortemente marcada pela atividade açucareira e pela mineração. Além de possibilitarem a ocupação do litoral do Nordeste e de boa parte da região Sudeste, estas atividades tiveram diversas diferenças entre si.
Assinale a afirmativa que apresenta de forma incorreta essas diferenças:


Enquanto o período açucareiro representa o início da colonização efetiva do Brasil, na época da mineração, surgem movimentos de contestação aos portugueses como a Revolta de Vila Rica (1720) e a Inconfidência Mineira (1789).

A época do açúcar priorizou o trabalho escravo de origem africana, enquanto na mineração a predominância foi do trabalho livre, apesar da manutenção da escravidão.

No período açucareiro, apesar do governo-geral, o poder local era fortalecido pelas câmaras municipais e pela força dos “homens bons”. Na época da mineração, no entanto, Portugal aumentou o controle sobre o Brasil, seja através da nomeação do juiz de fora, ou com o fim das capitanias hereditárias, decretado pelo Marquês de Pombal.

A atividade açucareira apresentou pouca mobilidade social, se comparada com a mineração. No entanto, ambas utilizaram-se da pecuária como forma de garantir a subsistência e o transporte de suas atividades.

Portugal precisou da ajuda dos capitais flamencos para viabilizar a atividade açucareira, o que não foi necessário na mineração.


O Período Regencial (1831-1840) foi uma transição entre o final do I Reinado e o início do Governo Pedro II. Este período foi altamente turbulento por causa da disputa entre os defensores do federalismo e do unitarismo. Partindo desse ponto de vista, escolha as afirmativas corretas:

I. As revoltas provinciais, em que pesem diferenças regionais, sociais ou de organização, representaram uma clara manifestação de oposição ao caráter centralizador imposto pelas elites do Sudeste.

II. O Ato Adicional de 1834 representou uma descentralização parcial, na medida em que permitiu a criação das assembléias legislativas provinciais, mas manteve a nomeação dos presidentes das províncias pelo governo da capital do Império.

III. A Guerra dos Farrapos foi o mais resistente movimento federalista. Sua longa duração (1835-1845) pode ser explicada pela presença dos estancieiros gaúchos insatisfeitos com os impostos sobre o charque.

IV. A Lei Interpretativa de 1840 representou a vitória do federalismo, na medida em que permitiu a eleição direta para os presidentes de província, aprofundando as mudanças iniciadas pelo Ato Adicional de 1834.


As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

As afirmativas II, III e IV estão corretas.

As afirmativas I, II e III estão corretas.

As afirmativas I, III e IV estão corretas.

As afirmativas I, II e IV estão corretas.


"Vai a luta meu Brasil
Pela soberana paz
Quem foi amado e odiado na memória
Saiu da vida para entrar na História..."

A Era Vargas foi o tema da História do Brasil escolhido pela Portela no Carnaval 2000. Considerado um dos temas mais importantes dos vestibulares, Vargas governou o Brasil em várias fases. Assinale a única alternativa falsa sobre cada uma dessas fases:


O Governo Provisório (1930-1934) foi marcado pela ascensão de Vargas ao poder político, pelo estado de compromisso, pela revolta constitucionalista de SP e pela introdução do voto secreto e do voto feminino no processo constituinte de 1933-34.

O Governo Constitucional (1934-1937) foi marcado pela radicalização ideológica entre os integralistas da AIB e os comunistas da ANL.

O Estado Novo (1937-1945) foi marcado pela disputa entre o Parlamento e o Executivo e pela profunda divergência entre o presidente e os partidos políticos.

A Revolução de 1930 marcou uma transição na História do Brasil para o estado de compromisso, no qual Vargas se compromete a modernizar o Brasil na área urbana sem alterar a estrutura rural.

O último Governo Vargas (1951-1954) foi marcado pela criação da Petrobrás (1953), pela instabilidade econômica, pela oposição dos EUA ao nacionalismo e por grande oposição da UDN.


Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.