Globo Online

Centro de estudos









03 de maio de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: Hist�ria
Questões encontradas:

• Páginas:
 1  2  3  4 5 6  7 

Veja a foto a seguir, extraída da Coleção Nosso Século da Ed. Abril Cultural:

Ao longo da década de 1920, diversos fatores provocaram a queda da República Velha, dentre eles o denominado Movimento Tenentista. Desencadeando uma série de Revoltas, como a de São Paulo em 1924, este movimento revelava alguns destes fatores:


A insatisfação reinante no campo contra a política de valorização do café que excluía as demais atividades agrícolas de exportação, além de permitir a perpetuação das oligarquias paulistas no poder.

A exclusão das camadas populares do poder, conforme fica evidente nas revoltas tenentistas que eram embasadas nas movimentações de massas operárias e claramente voltadas para as esquerdas.

A incongruência entre as estruturas oligárquicas que ocupavam o poder e o crescimento de atividades urbanas e industriais a partir da 1ª Grande Guerra, conforme revelam as reivindicações do tenentismo.

A propagação das idéias revolucionárias anarquistas e marxistas no movimento operário, conforme fica evidente com a fundação do Partido Comunista e a plataforma dos tenentes após 1922.

A revolta de parte da burguesia industrial e urbana contra o imobilismo social das oligarquias cafeicultoras que tratavam a questão social como “caso de polícia” e que os tenentes pretendiam modificar.


Leia abaixo um trecho do livro "The Pan-American - Dream", de Lawrence Harrison.

"Por que um país tão rico em recursos naturais e - dono de uma das economias mais dinâmicas do mundo - evolui com injustiça social tão extrema? - Obviamente, os recursos canalizados para a educação e saúde públicas têm sido insuficientes, e - as oportunidades têm sido seriamente restritas desde a era colonial, sobretudo no norte do país. Mas o que explica a seqüência de decisões de política pública que perpetuou esse quadro de injustiça e carência? Por que as elites que dirigem o país (...) não priorizaram as questões referentes à justiça social?
A ausência substancial de instituições políticas democráticas é um fator relevante. Quando as massas não votam, ou quando seus votos não são contados, os líderes políticos tendem menos a reagir a suas necessidades e aspirações (...)."

O conflito entre Unitaristas e Federalistas foi uma marca registrada na América do século XIX, dando margem para a exclusão de instituições democráticas e dificultando as tentativas de Unidade Pan-americana.
Analise entre as afirmativas abaixo aquelas que estão corretas e assinale o par correto.

I - Na Hispano-América, ele provocou o surgimento de lideranças militares denominadas coronéis e que controlavam as estruturas do poder.

II - Nos EUA, este processo está relacionado à Guerra de Secessão entre Norte e Sul, ou ainda melhor, entre o capitalismo e o escravismo.

III - No Brasil, estimula as Revoltas do Período regencial que coloca o Sudeste no controle do poder político do Império.

IV - No Canadá, gerou protestos dos Súditos Ingleses contra a França, em função de uma tentativa de anexação territorial que esta propôs.

Estão corretas as afirmativas:


I e II;
I e III;
I e IV;
II e III;
III e IV.


Os Atos de Navegação a partir de 1651, a abolição dos direitos feudais sobre a posse da terra, o confisco e a posterior venda das terras da Igreja Anglicana e a abolição da concessão de monopólios e dos centros foram algumas medidas adotadas na Inglaterra após a Revolução de 1640. Todas elas contribuíram para que, no final do século seguinte, a Inglaterra se transformasse na "primeira oficina mecânica do mundo", porque delas resultou:


a proliferação nas áreas rurais, das pequenas propriedades, sobretudo naquelas onde predominava a produção voltada para o abastecimento do mercado interno;

o predomínio da propriedade privada da terra e a expansão do processo de transferência da propriedade feudal para coletiva, expressões das transformações no campo:

a implantação de uma política comercial ofensiva, ampliando-se consideravelmente os mercados controlados pelos ingleses, base de sua preponderância marítima e mercantil;

a prática, dentro do território inglês, dos princípios da livre iniciativa mercantil e industrial favorecendo a expansão destas atividades econômicas de abastecimento interno.

o surgimento de doutrinas sociais que facilitavam a negociação entre patrões e empregados e aumentavam o poder de compra do mercado interno.


Observe a gravura a seguir:

Montagem feita por J. Bahiense.

Pela observação da gravura e usando seus conhecimentos históricos sobre o assunto, assinale a melhor combinação de afirmativas.

I - O Japão integrou uma aliança denominada EIXO.
II - A supremacia japonesa era fundamentada no militarismo.
III - Os japoneses alegavam que estavam defendendo a cultura oriental contra o ocidente.
IV - O Japão direcionou seu imperialismo apenas sobre a China.
V - O imperialismo japonês não tinha concorrentes dentro ou fora da Ásia.
VI - Os japoneses preferiram o isolacionismo como política externa.

Estão corretas as afirmativas:


I, II e III;
I, IV e V;
II; III e IV;
IV, V e VI;
II, IV e VI.


Veja a Gravura a seguir extraída da Coleção História do Século XX:

Após a morte de Stálin, o Partido Comunista da URSS adotou uma nova postura que aparece em uma das afirmativas a seguir. Identifique-a e assinale-a:


O abandono da prática revolucionária em favor da conquista do voto democrático para chegar ao poder em todo o mundo.

O isolacionismo em relação aos problemas da descolonização da África e da Ásia e da Independência da Índia.

A desestalinizacão da URSS e a troca de comando no Partido com a ascensão de Kruchev como Secretário Geral.

Quebra do controle do Partido Comunista Soviético sobre os demais Partidos do Leste Europeu, facilitando as Insurreições políticas.

Acirramento das rivalidades entre a URSS e os EUA, constituindo um novo capítulo da Guerra Fria, mais tenso e próximo de uma Guerra.


Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.